segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010: Nadal retorna ao topo com triunfos em três Slams

Feminino é marcado por lesões e desfalques. No Brasil, Bellucci tem ano instável e equipe da Copa Davis sofre uma derrota decepcionante na Índia

Rafael Nadal US Open Ninguém venceu como Rafael Nadal em 2010. A temporada do tênis ficou marcada com o nome do espanhol, que conquistou Roland Garros pela quinta vez, voltou a reinar em Wimbledon, onde foi campeão em 2008, e enfim triunfou no US Open. Com a conquista em Flushing Meadows, Nadal, que voltou à liderança do ranking mundial, alcançou um feito raríssimo: o Career Golden Slam, ou seja, ter os títulos dos quatro Grand Slams, mesmo que em anos diferentes, e ainda uma medalha de ouro olímpica em simples.
O circuito feminino, por outro lado, foi marcado por lesões. Justine Henin, que desistiu da aposentadoria, se machucou em Wimbledon e não jogou mais até o fim da temporada. O mesmo aconteceu com Serena Williams, que triunfou no Australian Open e em Londres. Quando todos pensavam que a americana seguiria dominando, duas cirurgias no pé interromperam seu caminho. O caminho ficou aberto, então, para Caroline Wozniacki, a mais regular das tenistas, assumir o lugar mais alto da lista da WTA.
O Brasil terminou o ano com três tenistas no top 100, mas a temporada ficou marcada por uma decepcionante derrota na Índia pela Copa Davis. O time liderado por Thomaz Bellucci abriu 2 a 0 e esteve a uma vitória de voltar à primeira divisão do tênis mundial, mas cedeu uma inesperada virada e acabou sucumbindo sob o sol indiano. Individualmente, Bellucci conquistou o título do ATP de Santiago e esteve perto de entrar no top 20. O número 1 do Brasil chegou ao 21º posto do ranking, mas teve um segundo semestre ruim e acabou o ano em 31º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário