O Protocolo de Kyoto foi um dos primeiros tratados a mostrar a preocupação dos líderes mundiais com a natureza. Hoje, o meio ambiente é um assunto constantemente abordado em mesas de reuniões, lares e no meio esportivo. E na Stock Car não poderia se diferente. Thiago Marques, piloto da Mico’s Racing, lidera essa ‘guerra verde’ na maior categoria do automobilismo brasileiro.
- Eu comecei essa campanha na Corrida Verde (etapa com iniciativas pró-meio ambiente) de Curitiba, no ano passado. Lá eu corria com uma faixa, meu carro tinha umas folhas... Mas eu sempre me preocupei com esse assunto – lembrou.
Além da boa liderança na Stock Car, Thiago também investe em outros meios para salvar o planeta. Ele é agente voluntário do Ibama e participa de palestras e eventos para ensinar atitudes em prol da natureza.
- Na semana passada eu participei de um evento em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Nós mostramos algumas pequenas atitudes que poderiam fazer muita diferença se todo mundo as adotasse – explicou.
As idéias de Thiago podem ser facilmente vistas em suas atitudes nos autódromos que recebem a Stock Car. Nos boxes, o piloto aderiu às lixeiras seletivas: a amarela só recebe metais, a azul é a dos papéis, a marrom se ‘alimenta’ de materias orgânicos, a vermelha é sinônimo de plástico e a verde é a ‘casa’ dos vidros.
Thiago Marques e suas lixeiras seletivas: cada cor recebe um tipo de material diferente
- Nós fizemos todo um projeto bem pensado. Temos as lixeiras nos boxes, distribuímos cartilhas para as pessoas que os visitam. As camisas da equipe são feitas com garrafas pet recicladas e os bonés são fabricados com lona reutilizada – detalhou.
Além das tradicionais fotos e autógrafos nas visitações do público aos boxes, Thiago adota também uma iniciativa ‘verde’. Como brinde, ele distribui sementes de plantas aos fãs que param na Mico’s Racing.
- Eu acho que nós estamos abrindo os olhos de todo mundo para essas preocupações – declarou.
Coincidência ou não, a organização da Stock Car tem adotado medidas em prol da natureza. A gasolina, antigo combustível da categoria, foi substituído pelo etanol, que é muito menos poluente. Árvores estão sendo plantadas em todas as etapas para neutralizar todo o carbono produzido pelo evento.
- Acho que se cada um fizesse um pouquinho, estaríamos contribuindo para um mundo muito mais belo e saudável – disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário