Um dia d

O primeiro passo do projeto de reestruturação do basquete do Palmeiras é a disputa do Campeonato Paulista. O clube participou da última edição do NBB em parceria com o Araraquara, na qual cedia apenas o nome, e agora tenta retomar seu caminho individual no esporte. Neto chega com a missão de implantar sua experiência com jogadores de base para tentar levar o time alviverde aos objetivos traçados.
- É um grande prazer comandar o Palmeiras. Não só por ser um grande clube, com uma camisa que pesa, mas também por ter muitos amigos aqui. Uma coisa que sempre me motivou e atraiu é o desafio. O Palmeiras tem um projeto. Não é só formar um time para o Paulista. Estamos reiniciando um trabalho. Falar em passado é bom, ajuda a ter orgulho, mas quero olhar para frente. O passado vai servir de combustível para a sequência do trabalho. Empenho e trabalho não vão faltar. O resto é consequência – afirmou o treinador, que assinou contrato de um ano.
Como a vaga no NBB pertence ao Araraquara, o Palmeiras ainda não tem presença garantida na próxima edição do campeonato. Um convite, porém, poderia ser feito, já que o clube faz parte do grupo que formou Liga Nacional de Basquete. Mas, de acordo com o diretor de basquete alviverde, Ronaldo Aguiar Faria Jr., a intenção não é pensar na competição nacional neste momento. O projeto é que o Palmeiras volte, sozinho, à disputa na temporada 2011/2012.
- É a primeira fase do nosso projeto. A gente quer excluir a palavra oportunismo. Não estamos trabalhando neste sentido – disse.
Neto ainda não sabe exatamente com quais jogadores vai trabalhar no Palmeiras. Depois de conversas com a diretoria, ficou acertado que atletas das categorias de base do clube serão utilizados, além de reforços que vão chegar. De acordo com Faria, dois deles seriam jogadores americanos.
- Estamos vendo a formação do time. Vamos montar um time competitivo, talvez não para brigar por título do Paulista, porque hoje o basquete pede um investimento muito alto. Mas já temos algumas ideias, alguns jogadores que pensamos – afirmou Neto.
O treinador continuará exercendo seu papel de assistente técnico de Rubén Magnano na seleção brasileira, inclusive durante o Mundial da Turquia. A intenção é que, durante a ausência de Neto, treinadores dos times de base assumam o comando da equipe.
O técnico, de 39 anos, chega ao clube com experiências tanto no esporte de base quanto no basquete profissional. Neto dirigiu o Paulistano de 2002 a 2007, onde sagrou-se campeão da Copa Brasil Sul, em 2003, e foi vice-campeão do Campeonato Paulista 2005/2006. Pela equipe de Ulbra/São Bernardo, foi novamente vice-campeão do Campeonato Paulista na temporada 2007/2008 e quarto colocado no campeonato nacional daquela temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário